Existe o MODO CORRETO para um Acorde?

Esta é uma dúvida muito comum entre os iniciantes na improvisação e vamos conversar um pouco sobre ela.

Talvez você ouça falar que para acordes maiores o correto é usar “aquela” determinada escala na hora da improvisação ou para acordes menores usar “aquela” outra escala, enfim… Existe um modo correto para um determinado acorde ou progressão harmônica?

Quem sou eu para dizer que “tal” escala cabe melhor numa determinada progressão harmônica ou num determinado acorde né?

A verdade é que você pode tocar o modo que achar melhor ou o modo que achar que se encaixa melhor no acorde ou progressão. Lógico que, alguns cuidados deverão ser observados.

No meu canal “Eliezer Guitar Free” no youtube (https://bit.ly/3cwBcMr) tenho uma playlist de vídeos chamada “Frases de músicos famosos” onde você verá 05 vídeos de frases bem bacanas para usar em seus improvisos, uma dessas frases é do guitarrista Jonh Scofield sobre o acorde “m7”, o curioso é que na frase, ele toca a nota sétima maior que teoricamente está fora do acorde. Não se toca a sétima maior num acordes m7. Então o que o guitarrista fez ali? Ele colocou a sétima maior num ponto estratégico da frase. Por isso então:

“Não existe a escala certa para um determinado acorde ou progressão”.

Posso até entender que para quem está começando é um pouco difícil pensar desta maneira, então para não ficar em cima do muro, vamos pensar assim:

Existe modo maior para cada acorde e “M7M”? Sim! Modos Jônio e Lídio.
Existe modo maior para cada acorde e “M7”? Sim! Modo Mixolídio.
Existe modo menor para cada acorde “m7”? Sim! Modos Dórico, Frígio e Eólio.
Se você tem uma progressão maior, por exemplo, “| C | Dm | G |” use a escala maior de “C” nesses três acordes pois eles estão dentro do campo harmônico maior de “C”.

Há exceções? Sim!!! Por exemplo, num Blues maior é muito comum tocarmos o modo Dórico num acorde M7, isto é, num acorde A7 por exemplo, a escala de G maior cai muito bem.

Se você tem dúvida sobre o assunto, eu quero te recomendar um treinamento sobre MODOS GREGOS. Ali você vai saber tudo sobre os sete modos da escala maior. O Método está bem completo e inclusive vem com “dicas de harmonia” para você que gosta de trabalhar com acordes.

Clique no link a seguir e adquira o seu: https://bit.ly/3dlH6zp

Vídeo recomendado: https://bit.ly/3m5f3Id

Até a próxima! 😉
Eliézer Guilherme

Você pode gostar...

Accessibility