INVERSÃO DE ACORDES I | Grande é o Senhor

INVERSÃO DE ACORDES I | Grande é o Senhor

Este é o primeiro vídeo onde o assunto é INVERSÃO DE ACORDES.

Inverter um acorde consiste em trocar a nota mais grave dele por outra nota que compõe este mesmo acorde. Inversões de acordes são maneiras diferentes de se tocar um mesmo acorde.

Bom, você deve ter reparado que a primeira nota ou grau do acorde (a nota mais grave) é quem dá o nome ao acorde. Por exemplo, o acorde de C7M é formado pelas notas Dó, Mi, Sol e Si, onde Dó é o primeiro grau. Inverter um acorde é fazer com que a nota mais grave (o baixo) não seja o primeiro grau, e sim outro grau qualquer que forma o acorde.Temos então três inversões possíveis.

1ª inversão de acordes A primeira inversão é fazer a terça ser a nota mais grave (o baixo) do acorde.

2ª inversão de acordes Na segunda inversão, a nota mais grave é a quinta.

3ª inversão de acordes Na terceira inversão, a nota mais grave é o sétimo grau. Essa inversão precisa de um cuidado especial quando a sétima for maior (7M), pois ela se localiza meio tom abaixo da fundamental (1º grau). Isso pode gerar um desconforto sonoro devido a esse 'cromatismo', já que essa distância curta pode passar a sensação de que estamos 'errando' o baixo. Quando a sétima for menor, não há esse problema.

Você verá no vídeo a aplicação destas ideias na parte “A” da música “GRANDE É O SENHOR”.

Deixei os exemplos usados em um arquivo PDF. Para baixá-lo, basta preencher seu nome e email válido e fazer o download gratuitamente.

    Bons estudos!!! 😉

    Você pode gostar...

    Accessibility